Enquanto analistas, o Grupo Consultores De Contas fará redações em linguagens simples e de fácil compreensão para si que não tem especialidade em entender a realidade da sua empresa através dos números.
Análise financeira não é mais que apreciar as suas demonstrações financeiras e pronunciar sob critérios técnicos em dois pressupostos: económicos e financeiros.
Sobre pressupostos económicos ou mesmo que dizer indicadores económicos o analista CC vai dizer se o seu negócio e rentável ou não num determinado período económico.
Sobre pressupostos financeiros, ou seja, indicadores financeiros, vai ter oportunidade de saber se o seu negócio é sustentável ou não.
Mas como o gerente pode saber se o seu negócio é rentável ou não?
Ponto crítico, por exemplo é um desses indicadores, o quanto deve faturar para suprir as suas despesas correntes.
A Margem de Contribuição também é um dos indicadores económicos essências para avaliar o rendimento da sua empresa, enquanto no ponto crítico o analista vai dizer do total de faturação que deve ter para pelo menos ter o seu negócio equilibrado, ou seja, sem lucro mas também sem prejuízo, já na margem de contribuição o analista vai dizer quanto vale o seu produto ou serviço específico (a) ou (b) em função dos gastos que a empresa tem. Muitas vezes a empresa fatura muito, mas ainda assim regista prejuízo, o problema pode estar na margem de contribuição.
E a sustentabilidade da empresa como avaliar?
Através de indicadores financeiros, por exemplo, rácios de liquides. A empresa é sustentável se o que possui em ativos (bens e direitos) dá para pagar os passivos (obrigações). O analista analisa rácios de liquidez em 3 dimensões: liquidez imediata [se o que a empresa tem em dinheiro é suficiente para assumir as obrigações correntes]; liquidez reduzida [se o que tem em dinheiro e o que espera receber dos clientes é suficiente para suprir os passivos] e uma terceira dimensão liquidez geral [se além do dinheiro disponível e direitos de receber se será preciso recorrer aos bens da empresa para suprir os passivos].
Grau de Endividamento é outro dos vários indicadores financeiros a ter em conta, uma empresa endividada não aspira credibilidade para partes relacionados (os stakeholders) ainda que apresente um património líquido relevante. Portanto, o analista vai fazer uma equação entre o capital do terceiro e o que a empresa vale (património líquido) e pronunciar a que nível do endividamento a sua empresa encontra.
Este é uma síntese do que pode desfrutar se preferir esta equipe de especialistas em análise financeira.
Entre em contacto connosco para mais e melhores esclarecimentos.